O olhar da inocência – (Enfants du Marais, Lês, 1999)

Dirigido por Jean Becker, O Olhar da Inocência se passa na cidade de Marais, uma região pantanosa no Loire Francês, entre as duas grandes guerras.Garris é um ex-combatente e se torna amigo de Ritton, um divertido pai de família que ganha a vida fazendo bicos. Amédée, apaixonado por literatura e Jazz; Tane, condutor do trem; e Pepe, um rico indutral que também nasceu no pântano, completam o grupo de amigos.

Delicado, com uma fotografia belíssima e rica em detalhes que nos fazem sentir a umidade do pântano, o filme não se foca em fatos extraordinários, mas na beleza que cada gesto possui. Por ser contado pelo ponto de vista de Cri-cri, filha de Riton, o longo é forma um painel de histórias que foram vivenciadas ou não por ela, contadas de forma poética e pueril.

Visto por mais de dois milhões de franceses, o filme foi indicado para cinco prêmios César (o Oscar francês), mas não levou nenhum. Apesar de não ter ganhado prêmios, é impossível assistir ao Olha da Inocência e não se sentir tocado de alguma maneira.

 

Etiquetado , , ,

2 pensamentos sobre “O olhar da inocência – (Enfants du Marais, Lês, 1999)

  1. Yara Sousa disse:

    Acho que já ouvi falar desse filme, mas faz um tempinho.
    Passando para desejar um bom dia!
    Beijo grande.
    yarasousa.blogspot.com.br/

Deixe um comentário